São Paulo, 17 de Junho de 2019.

"Dinheiro é uma coisa muito útil de se ter. Na verdade, quanto mais você ganha, menos parece que você toca." (Charlie Watts, Rolling Stones)
lll Agenda de Shows
lll Agenda de Shows Cover
lll Álbum de Fotos
lll Baladas Rock 'n Roll
lll Banda da Semana
lll Bandas
lll Bandas Independentes
lll Casas de Shows
lll Colaboradores
lll Colunas & Artigos
lll Direto da Redação
lll Discografia
lll Entrevistas
lll Fale Conosco
lll Lançamentos
lll Letras de músicas
lll Livros
lll MEU ROCK IN SAMPA
lll Meus Dados
lll Promoções
lll Rádios Rock de SP
lll Reviews CD's
lll Reviews Shows




ASSINE ROCK IN SAMPA




lll Login..............

Email:

Senha:



Ache e compre seu CD aqui:




Mostly Autumn - Catch the Spirit, 2002
Avaliação do Nodnell Phinx, colaborador do Rock in Sampa:
Avaliação dos ouvintes: Não avaliado
Por: Nodnell Phinx

A coletânea definitiva Mostly Autumn até então, pois eles têm ainda muito o que contar ...

O perfeccionista Bryan Josh não quiz fazer simplesmente um "copy and paste" das músicas que marcaram a banda nos anos de 1996 a 2002, e adicionar algumas "inéditas", como 99% das bandas fazem. O que ele fez foi seguir o caminho dos 1%, com novos arranjos de suas músicas mais marcantes, e o resultado ... bem, isso vou deixar para o final desta "review".

Esta coletânea (em CD duplo) foi substituída (mesmo) pelo "Heroes Never Die" (em CD simples), ou seja, ela nem mesmo consta mais em catálogo.

O início do primeiro CD, para os mais desavisados, ainda mais se forem fãs do Pink Floyd, vão pensar que estão ouvindo um CD do David Gilmour, tamanha a semelhança da voz, do timbre de guitarra do líder Bryan Josh. Não é de se estranhar, pois os membros da banda admitem com todas as palavras a influência. E isso não tira a qualidade única da banda: a voz angelical e ao mesmo tempo poderosa de Heather Findlay aparece na segunda música "And We Come And We Go".

Josh entra novamente na terceira e quarta música: a essa altura você já se convenceu que está ouvindo um CD único ...

Findlay escreve e canta as perfeitas "Evergreen" e "Shrinking Violet", e sua voz aparece à vontade em "The Riders of Rohan" em que mostra um pedaço da inspiração da banda, o livro "O Senhor dos Anéis" de JRR Tolkien.

Se achava que a inspiração pára em Pink Floyd, à esta altura já deve ter mais do que se convencido que não ... "Noise from My Head" é uma música curta e forte, onde o refrão me vez lembrar as poderosas vozes femininas do quarteto sueco Abba, e termina com "Heroes Never Die", uma homenagem ao pai de Bryan, Rob Josh.

O segundo CD inicia reforçando sua inspiração em Tolkien nas duas primeiras músicas ("Overture - The Forge of Sauron" e "The Dark Before Dawn"). Praticamente todas a faixas têm a assinatura de Josh, e quase nenhuma de Findlay, porém, é chover no molhado dizer que sua voz continua explêndida ...

"The Night Sky" é rock de ninar: ouça-o antes de dormir e tenha bons sonhos. "Winter Mountain" tem um certo tom sombrio "a la Peter Hammil" (Van Der Graaf Generator), mas nem tanto: não deixa de ter uma certa suavidade. "Never the Rainbow" é a mais agitada deste CD, seguidas pelas trabalhadíssimas "Porcupine Rain" e "The Gap is Too Wide", esta última a única composição solitária de Iain Jennings. E fecha com a soberba, maravilhosa "Mother Nature", que faz arrepiar da primeira à última nota.

Há uma certa distinção entre os dois CDs: o primeiro têm faixas mais "acessíveis" (não sei se essa seria a palavra certa), enquanto o segundo tem em geral músicas mais suaves e influências celtas e medievais muito mais fortes. Porém, uma coisa em comum: muito bem trabalhadas, detalhadas e compassadas, típica de uma grande banda de Rock Progressivo, do início ao fim.

Voltando ao assunto quanto ao resultado, eu diria o seguinte: foi uma das melhores aquisições que fiz em muitos anos, e certamente estará entre os melhores de minha discoteca básica. Um clássico com todas a letras.


Discografia não localizada.

Melhor visualizado com Mozilla Firefox > 1.0 ou I.E > 6.0 em 800x600.
RockInSampa.com.br - Todos os direitos reservados. A RockInSampa é uma publicação da Editora e Produtora Virtual.