São Paulo, 19 de Março de 2019.

"Dinheiro é uma coisa muito útil de se ter. Na verdade, quanto mais você ganha, menos parece que você toca." (Charlie Watts, Rolling Stones)
lll Agenda de Shows
lll Agenda de Shows Cover
lll Álbum de Fotos
lll Baladas Rock 'n Roll
lll Banda da Semana
lll Bandas
lll Bandas Independentes
lll Casas de Shows
lll Colaboradores
lll Colunas & Artigos
lll Direto da Redação
lll Discografia
lll Entrevistas
lll Fale Conosco
lll Lançamentos
lll Letras de músicas
lll Livros
lll MEU ROCK IN SAMPA
lll Meus Dados
lll Promoções
lll Rádios Rock de SP
lll Reviews CD's
lll Reviews Shows




ASSINE ROCK IN SAMPA




lll Login..............

Email:

Senha:



Ache e compre seu CD aqui:



:: Colunas & Artigos

True x Poser. Quem ganha? Nós, é claro, por Eduardo Moura


Primeiramente é valida uma explicação. Em certos idiomas uma palavra pode ter dois sentidos, a isso se dá um nome que esqueci, mas que tem um sufixo bem clichê, vide manga e manga. Vide também poser.
Poser é uma palavra que pode ser definida por:

1 - "Aquele que não tem personalidade, atitude, opiniões próprias, é embalista, PAGA-PAU, filhos da p*ta, invejosos, mal informados e influenciados pelo modismo." (retirado da comunidade http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2418458)

2 - "Aquele que se orgulha de cuidar do visual, adora bandas como Motley Crue (ou seja lá como se escreve), Skid Row, Poison, Ratt, etc... Não só pelo visual e atitude, (o próximo pedaço é importante), mas principalmente pela competência musical (fim do pedaço importante). Acha que um show não é só um bando de cabeludo rodando a cabeça e prefere espetáculos como o kiss." (adaptado da comunidade http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3285086)

No título desse troço, eu emprego poser no primeiro sentido. Há ainda um terceiro, que é mãe (ou pai), dos outros dois. Em inglês, aquele que faz alguma coisa recebe -er no final, como skater (aquele que faz m*rda), poser, aquele que faz pose. Acho que não é necessário explicar que true, é o verdadeiro, o original, o legítimo - pronto, expliquei.
O I.P.E. (Instituto de Pesquisas do Eduardo) afirma, para cada True, existem três posers (lembrem-se, número um). A pesquisa baseia-se no orkut, e leva em consideração todos os estilos. Outro tópicozinho interessante é que em TODOS (repare que em "todos" a luzinha do caps lock estava acesa) os estilos, desde o Techno-Preyba até o True-Metal-germânico-Arcaico, existem trues e posers, prós e contras.
Aliás, o trecho final do parágrafo anterior é um bom teste pra saber se você é poser (um). Se amanhã você chegar no colégio dizendo que gosta de True-Metal-germânico-Arcaico desde criancinha, você é poser.
Destaco aqui algumas das conclusões mais relevantes dessa pesquisa sobre posers e trues em cada estilo, desse instituto sério e renomadíssimo.

Punk - Esse é fácil reconhecer os posers e os trues; os posers se abrigam todos nos cantos dos shoppings, embora neguem isso até a morte, adoram Simple Plan, Avril, Charlie Brown, Ramones (alguns)... Os Trues, tem guardado no fundo do armário uma camisa do Pistols, mais de 30 anos (com exceções), assistem jornal nacional, e se não tiver nenhuma criança na sala, até dizem uns palavrões.

Gothic Metal - Outra moleza de se idenificar. Os posers ouvem Marylin Manson (acho que os trues também, mas isso não vem ao caso), mas só conhecem duas músicas dele. São ateus graças a Deus, as cores de seus fotologs são preto e branco, preto e cinza ou preto e vermelho (esses últimos levam a sério essa de ser poser), são encontrados usando preto (sem glamour nenhum), em qualquer esquina depois das 23h. Já os trues, simplesmente não se deixam encontrar.

New Metal - Os posers são todos, e o Trues são todos os outros. Calma gente, brincadeira! Os Trues são poucos mas existem, são aqueles que realmente entendem do negócio, mas não assumem que new metal é new metal de jeito nenhum. Preferem chamar de alternativo, ou coisa que o valha.

Hard Rock - Sim, até no estilo dos posers (número dois), tem posers (número um). Os número um são aqueles que tem uma camisa (do Guns), conhecem três músicas (do guns), e só conhecem dois músicos (do guns), Axl e Slash. Ah, e uma vez eles ouviram falar de Skid Row também, pois fez propaganda na Globo, na época daquele cd, Lovy Metal. Diga-se de passagem, a Som Livre é fábrica de posers (um). Os trues, são aqueles que já ouviram Danger Danger, sabem quem é Ritchie Kotizen, e podem ser facilmente confundidos com mulheres (estão geralmente acompanhados delas também). Ambos tem uma queda por fotolog.net tremenda, a diferença é que uns são gold, outros colam comentários e comentam no próprio flog.

Poser Poser - Esse sim, é poser por vocação. O desgraçado ouve: Linkin Park, Nirvana, Black Sabbath, Britney Spears, Guns n' Roses, Avril Lavigne, Marylin Manson, Blink 182, Good Charlotte (as vezes), e Korn. Tem uma camisa do LP, uma do GN'R e uma do Iron Maiden (mas não sabe nem escrever isso). Adora cameras digitais, e transita camuflado em todos os meios (pelo menos é o que ele acha).

EMO - Finalmente, um dos estilos que mais me deu trabalho na pesquisa. EMO true, que é EMO true, conhecia EMO antes do início desse ano, onde tivemos matéria do Fantástico, e da revista Capricho com o título: Como ser EMO. EMO true que é EMO true ouve The Ataris, The Cure, etc... Fez fotolog.net muitos e muitos dias antes desses EMOs de modinha, e acha ridículo quem escreve tudo entre til e ponto (.~tipo assim~.) - .[EMO true que é EMO true escreve tudo entre colchete e ponto].
EMO poser ouve cpm22! EMO true sabe o que é SKA, e sabe passar lápis de olho. EMO true que é EMO true não essiste a MTV públicamente, e enxerga muito bem (as core do fotolog são sempre branco e cinza ou cinza e branco). Os trues não ouvem Darvin, Dibob, Scracho, emo., pois isos é coisa poser. EMO true gosta é de All Star quadriculado.

Encontrei também no orkut, uma comunidade dizendo que a MTV é fabrica de posers (um). É discutível até que ponto isso é verdade. Particularmente, não assito MTV pois a programação não me agrada, mas sei que ela nunca se comprometeu a tocar música boa (e true), e sim a tocar o que as massas (posers) gostam. Por isso, o nome é M (music) T (tele) V (vision), e não TTV. Entendo que isso é discutível, logo esse será o assunto da próxima semana, não percam!

Comente


Palmito
Hauahauhauahuahauah!!! Fantástico o artigo, cara!!! A parte dos EMOs é a melhor!!! XD


santasnatico
Cara muito loko seu artigo, pra falar a verdade todos sao muito lokos, mas este ta espetacular. Acabei de le-lo e vou repassa-lo pra todos os meus amigos.
gostaria de deixar dois comentarios: 1 - MTV realmente é poser; 2 - e realmente temos q aprender a separar os posers dos Trues. nun aguento mais chegarem e me falarem "ah vc tb gosta de classic rock" e so conhece queen, the doors, beatles e roling stones
um abraço t+

Melhor visualizado com Mozilla Firefox > 1.0 ou I.E > 6.0 em 800x600.
RockInSampa.com.br - Todos os direitos reservados. A RockInSampa é uma publicação da Editora e Produtora Virtual.