São Paulo, 18 de Dezembro de 2018.

"Dinheiro é uma coisa muito útil de se ter. Na verdade, quanto mais você ganha, menos parece que você toca." (Charlie Watts, Rolling Stones)
lll Agenda de Shows
lll Agenda de Shows Cover
lll Álbum de Fotos
lll Baladas Rock 'n Roll
lll Banda da Semana
lll Bandas
lll Bandas Independentes
lll Casas de Shows
lll Colaboradores
lll Colunas & Artigos
lll Direto da Redação
lll Discografia
lll Entrevistas
lll Fale Conosco
lll Lançamentos
lll Letras de músicas
lll Livros
lll MEU ROCK IN SAMPA
lll Meus Dados
lll Promoções
lll Rádios Rock de SP
lll Reviews CD's
lll Reviews Shows




ASSINE ROCK IN SAMPA




lll Login..............

Email:

Senha:



Ache e compre seu CD aqui:



Direto da Redação
Pioneiro do rock'n'roll, Link Wray morre aos 76 anos, 23/11/2005

Por: Marcelo Pinto

COPENHAGUE, 22 Nov (AFP) - Link Wray, o lendário guitarrista americano pioneiro do rock'n'roll, morreu aos 76 anos em sua casa em Copenhague, segundo informações publicadas no site do artista na internet.

Wray, que morou na cidade desde 1980, quando se casou com uma dinamarquesa, foi indicado pela revista Rolling Stone como um dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos.

Segundo o site, ele faleceu em 5 de novembro e um funeral privado foi celebrado em 18 de novembro na igreja Christians Kirke, em Copenhague.

Originalmente músico do gênero rockabilly, Wray era mais conhecido por experimentar o retorno e a distorção, particularmente em seu maior sucesso, o clássico instrumental "Rumble", de 1958.

A faixa foi banida por várias estações de rádio, depois que estas concluíram que ela incitava à violência, um feito e tanto para uma canção sem letra.

Wray foi o primeiro músico a experimentar sons que iriam abrir o caminho para o nascimento do rock e do punk, e foi uma fonte de inspiração para muitos músicos, entre eles Pete Townshend, do 'The Who'.

Em textos escritos para um álbum de Wray, de 1974, Townshend escreveu: "Ele é o rei. Se não fosse por Link Wray e 'Rumble', eu nunca teria tocado numa guitarra".

Nascido Frederick Lincoln Wray Jr., em 2 de maio de 1929, em Dunn, Carolina do Norte, filho de pais da etnia indígena Shawnee, Wray aprendeu a tocar 'slide guitar' aos 8 anos com um guitarrista negro chamado Hambone, que viajava com um circo.

A carreira de sucesso de Wray foi curta e por décadas sua música foi negligenciada, mas o interesse em torno dele foi retomado depois que suas canções fizeram parte da trilha sonora de filmes como "Pulp Fiction - Tempo de Violência" e "Independence Day".

Em 1980, ele se mudou para a Dinamarca para morar com Olive Julie Povlsen. O casal teve um filho, Oliver Christian Wray, nascido em 1983.

Comente

Melhor visualizado com Mozilla Firefox > 1.0 ou I.E > 6.0 em 800x600.
RockInSampa.com.br - Todos os direitos reservados. A RockInSampa é uma publicação da Editora e Produtora Virtual.