São Paulo, 17 de Dezembro de 2018.

"Dinheiro é uma coisa muito útil de se ter. Na verdade, quanto mais você ganha, menos parece que você toca." (Charlie Watts, Rolling Stones)
lll Agenda de Shows
lll Agenda de Shows Cover
lll Álbum de Fotos
lll Baladas Rock 'n Roll
lll Banda da Semana
lll Bandas
lll Bandas Independentes
lll Casas de Shows
lll Colaboradores
lll Colunas & Artigos
lll Direto da Redação
lll Discografia
lll Entrevistas
lll Fale Conosco
lll Lançamentos
lll Letras de músicas
lll Livros
lll MEU ROCK IN SAMPA
lll Meus Dados
lll Promoções
lll Rádios Rock de SP
lll Reviews CD's
lll Reviews Shows




ASSINE ROCK IN SAMPA




lll Login..............

Email:

Senha:



Ache e compre seu CD aqui:



Direto da Redação
Pearl Jam emociona São Paulo e promete voltar em até três anos, 04/12/2005

Por: Fabiana Schiavon

A reação do público brasileiro foi agradecida a cada instante pela banda norte-americana Pearl Jam durante suas apresentações no país, mas os músicos se emocionaram mesmo tocando para as mais de 80 mil pessoas, nos dois dias de show, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. O público cantou verso por verso de Alive, Even Flow, Jeremy e Black, mas também respondeu bem a Betterman, Given to Fly, I am mine e daughter.

Como prometido, o set list variou nos dois dias e parece ter satisfeito os fãs que esperaram a visita deles ao Brasil há 15 anos. As apresentações mesclaram os hits com músicas pouco conhecidas. Na lista das que fizeram falta entram Release, Love Boat Captain e In My Tree, que tocaram no Chile e na Argentina.

A primeira apresentação de São Paulo, na noite de sexta-feira, abriu com Go, do segundo álbum Vs., e variou com Faithful , MFC e Glorified G. A surpresa ficou com o guitarrista Stone Gossard que assumiu os vocais para cantar sua primeira composição Don’t Gimme no Lip, encontrada no álbum duplo Lost Dogs (com canções que não entraram nos álbuns lançados) e para a canção "lado B" Man of the hour", do single de mesmo nome. O cover de I Believe in Miracles, do Ramones, começou ao som de "Hey, ho, let´s go", do público. Eddie Vedder olhou para o céu e perguntou: "Can your hear it, joey?" (pode ouvir isso joey? lembrando o integrante do Ramones que faleceu há alguns anos) . A chuva que começou na sexta-feira fez o vocalista Eddie Vedder lembrar de sua terra natal, Seatlle, mas no meio do show, reconheceu “São Paulo is better than there” (São Paulo é melhor que lá)”

No sábado, anunciaram uma canção teste Present Tense e presentearam os fãs com Crazy Mary e State of love and trust (trilha sonora do filme Singles – Vida de Solteiro, de 1992), além dos covers de Dead Kennedys, com Bleed for me, Neil Young, com Keep on Rockin in the Free World. No final de You Got to Hide you love away, cover dos Beatles, Eddie Vedder entrou sozinho no palco e acabou se atrapalhando nas últimas notas da gaita que acompanhava o violão. Outro pequeno deslize foi o início de Smal Town. Para recomeçar, como de costume, os músicos passaram a garrafa de vinho entre eles – bebida que sempre acompanha o líder da banda nos shows - e o vocalista imitou Bono Vox para dar o tom com “uno, dos, tres, catorce”

Como feito em Curitiba, chamou ao palco os integrantes do Mudhoney, banda também de Seattle que abriu todos os shows da turnê, para Kick out the Jams, um cover do MC5, que visitou o Brasil, em agosto, para o festival Campari Rock.

O vocalista falou a maior parte do tempo em português e quando anunciava algo em inglês, pedia desculpas ao público por não conhecer bem o idioma. Na sexta-feira, a banda ficou em dúvida se voltaria em três, dois ou um ano, mas no sábado, Eddie Vedder soltou a frase “See you next year” (vejo vocês ano que vem). Será? No meio da apresentação confessou a própria indignação em português: “Que p*** nós estávamos pensando que não viemos ao Brasil antes?”

Eddie Vedder encerrou a noite de sábado agradecendo a vizinhança por permitir que a banda tocasse e o público pudesse cantar bem alto. O vocalista acabou incentivando um coro contra o prefeito de São Paulo, José Serra. As guias das ruas em torno do estádio do Pacaembu estavam demarcadas com cavaletes e a cada esquina um fiscal da produção estava a postos com rádio e prancheta na mão para certificar que nenhum mal entendido ocorresse.

Preocupação com o público

Os integrantes do Pearl Jam e sua equipe de segurança ficaram sempre atentos para que nenhum acidente grave acontecesse durante as apresentações. Nos dias de muito calor, como em Curitiba e Porto Alegre, o chefe da segurança distribuía água pessoalmente aos fãs que estavam mais à frente. Já em São Paulo a chuva colaborou para refrescar o público, porém a preocupação maior foi com quem estava na grade. De tempos em tempos, um deles passava perguntando se estava tudo bem. A preocupação também vem de traumas que a banda e sua produção sofreram em shows anteriores, com morte de fás pressionados pela multidão.

Set Lists

O Rock in Sampa acertou 22 músicas nas apresentações de São Paulo: (as demais citadas tocaram no sul do país).Mais abaixo, os sets completos.

1. Alive
2. Black
3. Even Flow
4. Jeremy
5. Daughter
6. Animal
7. ReviewMirror
8. Small Town
9. Betterman
10. Corduroy
11. Not For You
12. Whipping
13. Lukin
14. Evolution
15. Given to Fly
16. MFC
17. Faithful
18. Yellow ledbetter
19. I Am Mine
20. Save You
21. Green disease
22. Go



São Paulo, sexta-feira

Go, Hail Hail, Animal, Green Disease, Corduroy, Given To Fly, Even Flow, Faithfull, Untitled, MFC, Porch, I Got Shit, Once, Glorified G, Do The Evolution, Betterman, Alive
Bis1: Man Of The Hour, I Believe In Miracles, Last Kiss, Don't Gimme No Lip, Rearviewmirror
Bis2: Save You, Black, Jeremy, Yellow Ledbetter

São Paulo, Sábado

Breakerfall, Corduroy, Save You, Animal, Given to Fly, Even Flow, I Am Mine, Lukin, Sad, Present Tense, Daughter, Not For You, Jeremy, Bleed For Me, State of Love and Trust, Elderly Woman, I Believe in Miracles, Do the Evolution
Bis1: You’ve Got to Hide Your Love Away, Better Man, Black, Kick Out the Jams
Bis2: Whipping, Crazy Mary, Alive, Rockin in the Free World

Comente

Melhor visualizado com Mozilla Firefox > 1.0 ou I.E > 6.0 em 800x600.
RockInSampa.com.br - Todos os direitos reservados. A RockInSampa é uma publicação da Editora e Produtora Virtual.